Dietas e Saúde

Dieta do Dr. Atkins (Retenção das gorduras)

Como é: libera totalmente o consumo de gorduras e proteínas. Recomenda refeições ricas em carne vermelha, ovos, maionese, creme de leite e manteiga. Restringe a ingestão de carboidratos (arroz, batata e derivados de grãos, como pão, macarrão, etc.) e proíbe ingredientes à base de açúcar. É pobre em vitaminas, minerais e fibras alimentares.

Quando surgiu: foi proposta pela primeira vez nos anos 70 pelo cardiologista americano Robert Atkins. Publicada em livro pela Editora Record (edição esgotada), voltou a fazer sucesso quase 30 anos depois.

O que promete: perda de 5 quilos em 15 dias. O baixo consumo de carboidratos diminuiria a produção de insulina e ajudaria a queimar mais gordura. Muitos médicos duvidam da eficiência de tal mecanismo de ação.

Exemplo de refeição: cheeseburguer com omelete e um prato de salada.

Avaliação: reduz o apetite e garante rápida perda de peso. Mas a alimentação gordurosa aumenta o colesterol no sangue e o excesso de proteínas sobrecarrega os rins. o regime provoca mau hálito, náuseas e dor de cabeça.

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Dieta da Lua (As Fases do Regime)

Como é: recomenda o consumo exclusivo de líquidos durante 24 horas, a cada mudança de fase da Lua. Sucos e caldos são os únicos alimentos permitidos.

Quando surgiu: fez sucesso no Brasil durante os anos 80.

O que promete: perda de 1 quilo por semana

Exemplo de refeição: caldo de carne e de legumes e suco de laranja.

Avaliação: a água facilita os processos de digestão e excreção. A perda de peso depende dos alimentos escolhidos. A pessoa corre o risco de engordar se optar por ingredientes calóricos.

 

Dieta das Frutas (Receita Tropical)

Como é: produtos tropicais como abacaxi, papaia e melancia podem ser ingeridos à vontade. Também é conhecida como dieta de Beverlly Hills.

Quando surgiu: idealizada pela ex-gorda americana Judy Mazel em 1983, fez sucesso nas praias da moda durante aquela década.

O que promete: enzimas acelerariam a queima de grandes depósitos de gordura. O mecanismo não é comprovado.

Exemplo de refeição: um abacaxi cortado em rodelas e fatias de melancia.

Avaliação: a dieta é monótona e restringe a vida social do indivíduo. O resultado é irregular. Algumas pessoas perdem peso porque liberam muita água pela urina. Outras não atingem mudanças significativas. Provoca carência de vitaminas A, D, E e K.

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7 Day Diet (As Promessas do kit)

Como é: alimentos pré-cozidos vendidos em saquinhos devem ser misturados a água fervente no café da manhã, no almoço e no jantar. O kit com 21 refeições custa R$ 179. O cardápio inclui legumes, risotos, massas e sopas. As três refeições contêm cerca de 800 calorias.

Quando surgiu: criada peolo nutricionista americano Gary Smith, foi lançada no Brasil pelo piloto de Fórmula Indy Emerson Fittipaldi em 1998.

O que promete: perda semanal de 7 quilos.

Exemplo de refeição: rigatone ao molho de berinjela, tomates e manjericão.

Avaliação: a quantidade de calorias é demasiadamente baixa. Dietas devem oferecer no mínimo 1.100 kcal/dia para mulheres e 1.450 kcal/dia para homens. O produto provoca drástica redução de peso com riscos à saúde. O kit não deve ser utilizado por mais de 16 semanas.

 

Dieta do Biotipo (Fé Nos Órgãos Vitais)

Como é: afirma que cada pessoa é regida por um órgão vital: pulmão, rins, fígado ou coração. Para descobrir seu tipo físico, o leitor deve responder um questionário sobre hábitos e comportamentos. Há perguntas sobre pontualidade e postura no ambiente de trabalho. Oferece um cardápio específico para cada biotipo.

Quando surgiu: é a dieta da moda. Os seguidores dizem que é fundamentada na “biotipologia”. Segundo essa teoria, todos os males podem ser tratados pela alimentação. O regime mistura antigos princípios da medicina praticada na Índia e na China.

O que promete: perda mensal de 5 quilos. E assegura que não há risco de flacidez.

Exemplo de refeição: alface, azeitonas, brócolis, camarão e arroz integral.

Avaliação: ocorre perda de peso porque a dieta é baseada em aliemntos pouco calóricos e com boa quantidade de fibras alimentares. É impossível garantir a ausência de flacidez porque ela não depende só da alimentação. A baixa ingestão de proteínas pode provocar enfraquecimento das defesas imunológicas.

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Vigilantes do Peso (Sucesso Lento e Gradual)

Como é: não proíbe nenhum alimento, desde que respeitadas as quantidades estabelecidas pelo método. Permite a combinação de carnes, massas, doces e pães. É preciso seguir a proporção entre carboidratos, proteínas e gorduras. Os sócios são estimulados por depoimentos de ex-gordinhos em reuniões e palestras.

Quando surgiu: em 1963, uma dona-de-casa americana inventou o programa depois de amargar o fracasso de inúmeras dietas. Foi aperfeiçoado por nutricionistas, médicos e psicólogos.

O que promete: perda mensal média de 4 a 6 quilos.

Exemplo de refeição: filé de frango com queijo, maionese light, arroz com brócolis, cenoura cozida, chá e laranja.

Avaliação: pode ser seguida por tempo indeterminado porque oferece refeições balanceadas e todos os nutrientes necessários. A perda de peso é lenta e gradual e conta-se com a orientação de nutricionistas e de psicólogos. 

 

Tipo Sanguíneo (Combustível Nas Veias)

Como é: propõe uma alimentação distinta para os portadores de cada tipo de sangue. Alguns exemplos: frutos do mar e espinafre para indivíduos com sangue tipo O, legumes e verduras para o tipo A, carne para o tipo B, leite para o tipo AB.

Quando surgiu: o livro A Dieta do Tipo Sanguíneo, do americano Peter J. D’Adamo, fez sucesso em 1998. No Brasil, o método foi popularizado pelo médico Sérgio Teixeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Neste ano, ele lançou A Dieta que Está no Sangue.

O que promete: o indivíduo atingiria o “peso ideal” depois de submeter-se ao regime. Não determina, contudo, a quantidade de quilos perdidos.

Exemplo de refeição: coelho grelhado (700 gramas) como molho de iogurte, chicória e salsa. Ovos nevados como sebremesa.

Avaliação: não existe uma relação comprovada pela ciência entre tipo de sangue e queima do tecido gorduroso. A proibição de ingredientes associa a dieta a sensações de fome e sofrimenot. Pode haver perda de massa muscular em vez de gordura.

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Dieta dos Pontos (Liberdade de Escolha)

Como é: o valor calórico dos alimentos é convertido em pontos. Mulheres consomem 300 por dia e homens podem chegar a 400. Cada ponto equivale a 3,6 calorias. As refeições devem inckuir carboidratos, gorduras e proteínas.

Quando surgiu: método adotado há 30 anos por vários endocrinologistas, foi publicado em livro, no ano passado, pelo médico Alfredo Halpern.

O que promete: perda de peso média de 3 a 4 quilos por mês.

Exemplo de refeição: um pires de bacalhau, duas colheres de sopa de arroz e de palmito, salada de agrião à vontade e uma colher de sopa de doce de leite.

Avaliação: é equilibrada e pode ser seguida por tempo indeterminado. O peso perdido a cada mês pode ultrapassar os 4 quilos. Torna-se inadequada se o indivíduo não escolher os alimentos corretamente. Nesse caso, o regime fica carente de nutrientes essesciais. 

 

Dr. Ornish (O poder Das Fibras)

Como é: propõe uma dieta rica em frutas, grãos integrais e totalmente isenta de alimentos de origem animal. Proíbe carne vermelha, frangos, peixes, azeite de oliva e derivados do leite.

Como surgiu: foi criada pelo cardiologista californiano Dean Ornish, autor de cinco best-sellers sobre dieta. O livro Salvando o Seu Coração foi publicado no Brasil em 1995.

O que promete: diz que a redução do consumo de gordura a 10% do total diário de calorias previne doenças cardíacas, emagrece e prolonga a vida.

Exemplo de refeição: hambúrguer de soja no pão integral, milho e pêra ao vinho.

Avaliação: pode ser seguida por, no máximo, um mês. O total de quilos perdidos depende das quantidades ingeridas e da necessidade calórica de cada indivíduo. A falta de nutrientes (aminoácidos e ferro) pode desencadear anemia.

 

Dieta da USP (Ovos e Café Preto)

Como é: uma heterodoxa combinação de alimentos deve ser seguida por duas semanas. Recomenda o consumo de muita proteína e quase nenhum carboidrato. Presunto, ovos e café preto sem açúcar são os ingredientes principais.

Quando surgiu: circula de mão em mão desde 1996. Usa indevidamente o nome da Universidade de São Paulo. A USP criou um serviço de informações para orientar a população sobre os riscos do regime.

O que promete: alardeia a redução de 1 quilo por dia.

Exemplo de refeição: um bife, salada de alface com salsão e dois ovos.

Avaliação: proporciona rápida perda de peso, mas não estimula o indivíduo a combinar alimentos. É carente de vitaminas A, B e C. Eleva os níveis de ácido úrico.

 

Dieta dos Quatro Dias (Combinação Radical)

Como é: recomenda o consumo de alimentos pouco calóricos, quase nenhum carboidrato e muita proteína durante quatro dias. Elimina completamente laticínios e cereais, dois importantes grupos alimentícios.

Quando surgiu: nunguém sabe quem a inventou. Distribuída entre aeromoças, bancárias e donas-de-casa americanas, virou livro assinado por Margareth Danbrot em 1985. No Brasil, A Dieta Maravilhosa de 4 Dias continua disponível nas livrarias.

O que promete: garante a perda de até 5 quilos em apenas quatro dias. Aconselha que a pessoa volte a comer normalmente no quinto dia ou passe para uma dieta menos drástica.

Exemplo de refeição: um bife grelhado, salada de alface e tomate sem molho, uma maçã.

Avaliação: traz acentuada perda de peso em pouco tempo. A exclusão de carboidratos esconde um mecanismo perverso. A falta de pães e massas reduz a sensação de saciedade e pode fazer a pessoa procurar alimentos calóricos com maior frequência.

 

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Sanavita (Emagrecimento em Pó)

Como é: o suplemento alimentar em pó é rico em proteínas e fibras. Custa R$ 89 e dura 15 dias. O composto à base de soja, aveia, germe de trigo e castanha de caju não contém aditivos químicos. O preparado de 400 calorias por refeição é misturado a caldos e leite. A alimentação deve ser complementada por aliemntos sólidos, como saladas, frutas e torradas.

Quando surgiu: criado pela equipe da nutricionista Jocelem Salgado, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queirós, da Universidade de São Paulo.

O que promete: emagrecimento de 1 a 4 quilos por semana.

Exemplo de refeição: sopa de legumes com o preparado em pó, salada de alface e maçã como sobremesa.

Avaliação: o sucesso depende do bolso, e do paladar do consumidor. Em geral, as pessoas enjoam do preparado após algumas semanas. A perda de peso depende dos alimentos eleitos pelo indivíduo. O uso obrigatório do pó dificulta a adaptação à rotina diária.

 

Só é Gordo Quem Quer (Censura Pública)

Como é: divide os alimentos em quatro categorias: sal alto e sal baixo, doce alto e doce baixo. Sugere que é preciso misturar ingredientes desses grupos para perder peso.

Quando surgiu: o livro homônimo, lançado pelo médico brasileiro João Uchôa Jr., fez sucesso nos anos 80.

O que promete: diz que é possível comer de tudo e perder cerca de 1 quilo por semana.

Avaliação: induz o indivíduo a programar refeições desbalanceadas. O método não tem comprovação científica. O autor, que reapareceu com formas roliças depois que a fama passou, foi censurado pelo Conselho Regional de Medicina do Rio em 1986.

 

Meta Real (Reuniões de Incentivo)

Como é: programa de reeducação dos hábitos alimentares, é baseado em reuniões semanais de auto-ajuda. Um disco de papelão indica quantidades e combinações de alimentos e facilita a escolha do cardápio. O indivíduo deve misturar ingredientes energéticos (carboidratos), reguladores (vegetais e frutas), construtores (proteínas) e neutros (café, chás e temperos). Recomenda três refeições e 1.200 calorias por dia.

Quando surgiu: há 14 anos a química Maria Eliza Zuccona criou a empresa Meta Real.

O que promete: perda média de 1 quilo por semana.

Exemplo de refeição: um pires de nhoque, umbife grelhado, um prato de verduras e legumes cozidos, 15 morangos médios, uma colher de sopa de leite condensado.

Avaliação: é uma das mais adequadas. Oferece cardápio saúdavel e acompanhamento regular. O valor calórico, no entanto, deveria ser prescrito de forma individualizada. Para uma pessoa, 1.200 calorias pode ser pouco, ao passo que para outra pode ser muito.

 

Dieta da Sopa (Pobre em Nutrientes)

Como é: sopa de legumes batidos no liquidificador. O repolho é o ingrediente predominante. Durante uma semana, é o único aliemnto permitido nas três refeições.

Quando surgiu: atravessou os anos 90 como uma das dietas mais populares. É contra-indicada pelos especialistas. Ninguém sabe quem a inventou.

O que promete: emagrecimento de até 4 quilos por semana.

Exemplo de refeição: sopa de cenoura, beterraba e chuchu.

Avaliação: pode ser adotada no máximo por uma semana e repetida após 15 dias de alimentação normal. Em excesso, pode acarretar prisão de ventre, anemia e desnutrição.

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